Os professores, além de facilitadores de aprendizagem são aqueles capazes de criar um ambiente propício à aquisição de novos conhecimentos, são profissionais que buscam identificar problemas e finalidades, criando condições necessárias para que alunos façam seu próprio percurso de aprendizado se tornando o protagonista da sua história.
O papel do professor analista comportamental permite ensinar em consonância com os princípios e conceitos da inteligencia emocional a promoção o autoconhecimento levando o aluno a construir o seu projeto de vida.


Independentemente da área em que atuam, professores podem optar, ou não, por uma abordagem mais facilitadora. Em outras palavras, um facilitador é sempre um professor, mas nem sempre um professor pode ser considerado um facilitador.

A sala de aula deve prolongar-se pela biblioteca, pelos corredores, pelos museus, pelos cinemas, pelas salas de exposições, pelas lojas, pelas fábricas, enfim, pelo meio ambiente físico e social onde o verdadeiro aprendizado se desenvolve, é concreto e ligado à vida real.

A sala de aula não precisa estar restrita ao espaço delimitado pelas quatro paredes, o quadro negro e as carteiras dos alunos. Ela deve abrir-se – eliminando o que no cinema ou no teatro se chama “a quarta parede”.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

01 – História: O começo da teoria;
02 – autoconhecimento;
03 – Habilidades não cognitivas;
04 – Gênios que tiveram vidas miseráveis;
05 – Apostila Findline.

01 – Personalidade, Temperamento e Caráter;
02 – Os “superpoderes” que ganhamos;
03 – Software de análise comportamental;
04 – Comunicador;
05 – Executor;
06 – Planejador;
07 – Analista;
08 – Informações Adicionais.

01 – CENÁRIOS

01 – As possíveis combinações dos perfis;
02 – As 12 combinações;
03 – Perfis Comportamentais primos, irmãos e concorrentes.

01 – O que é coaching;
02 – O professor e o coaching;
03 – A linha da vida;
04 – Perguntas poderosas;
05 – Crenças sabotadoras;
06 – A fórmula do sucesso;
07 – A carreira é sua;
08 – Ferramentas do coaching.

01 – Os perfis e a depressão;
02 – Suicídio;
03 – Famosos que cometeram suicídio;
04 – As pistas deixadas no Findpass.

01 – Ensinando cada perfil;
02 – Pesquisa revela a contribuição da teoria dos 4 temperamentos para a
educação;
03 – O aluno e suas características comportamentais;
04 – Os perfis em sala de aula.

01 – Os perfis e as crianças;
02 – A criança analista;
03 – A criança comunicadora;
04 – A criança executora;
05 – A criança planejadora.

01 – Introdução à orientação vocacional;
02 – Orientação vocacional e profissional;
03 – Introvertidos e extrovertidos;
04 – Os perfis e a carreira;
05 – Características profissionais;
06 – Como escolher sua profissão;
07 – Características em cada área de atuação;
08 – Dicas para escolher a profissão;
09 – Áreas do conhecimento;
10 – Coaching educacional com jovens;
11 – As profissões do futuro;
12 – Orientação vocacional em função dos perfis comportamentais

01 – Tipos de relatórios Findline;
02 – Assertividade do relatório;
03 – Índices situacionais;
04 – Tipos de validação;
05 – Gráficos dos perfis;
06 – Gráficos dos perfis isolados;
07 – Gráficos de talentos e competências;
08 – Gráfico de preferência cerebral;
09 – O relatório e a orientação vocacional

01 – Dicas para devolutiva;
02 – Dicas – Índices;
03 – Dicas – Validação;
04 – Dicas – Análise do perfil;
05 – Dicas – Análise do perfil isolado;
06 – Dicas – Gráficos estilo de liderança;
07 – Dicas – Gráficos área de talento;
08 – Dicas – Gráficos análise de competências;
09 – Dicas – Perfis comportamentais;
10 – Dicas – PDI (plano de desenvolvimento individual);
11 – Revisão da devolutiva;
12 – A energia de um executivo;
13 – O teste da família analista.

01 – Habilidades socioemocionais;
02 – Infográficos competências socioemocionais;
03 – As 5 competências socioemocionais;
04 – As competências gerais da BNCC;
05 – Habilidades socioemocionais Findline;
06 – Pilares educacionais;
07 – Como estão hoje os adultos de amanhã.

01 – Introdução;
02 – Ensino personalizado;
03 – Dinâmicas para treinar habilidades socioemocionais;
04 – Maneiras práticas para construir inteligência socioemocional em casa;
05 – Porque estudar conteúdos socioemocionais na sala de aula;
06 – Palestas e aulas.

01 – Mapeamento de equipe;
02 – Team Build;
03 – Treinamento de liderança;
04 – PDI – plano de desenvolvimento individual;
05 – Gestão de carreira;
06 – Gestão de conflitos;
07 – Recrutamento e seleção.

Ebooks
Filmes